Madeira vai prolongar até janeiro medidas restritivas para travar pandemia

O Governo da Madeira pretende prolongar até janeiro de 2021 as medidas restritivas de contenção da covid-19 adotadas no início de novembro, indicou hoje o chefe do executivo, vincando que esta é a “fase mais complicada” da pandemia.

Madeira vai prolongar até janeiro medidas restritivas para travar pandemia

“Em princípio, estas medidas que tomámos vão ser renovadas, possivelmente até ao início de janeiro”, disse Miguel Albuquerque, à margem de uma visita às obras de ampliação da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, zona oeste da Madeira, orçadas em 6,4 milhões de euros.

O Governo da Madeira, de coligação PSD/CDS-PP, decretou o encerramento das discotecas e a suspensão das competições desportivas regionais em todas as modalidades entre 06 de novembro e 06 de dezembro, impondo também novos horários de fecho para restaurantes e bares (às 23:00 e às 00:00), bem como outras medidas restritivas ao nível socioeconómico.

“Eu acho que, neste momento, a situação ainda está sob controlo. Se piorar, vamos ter de tomar medidas mais restritivas”, admitiu Miguel Albuquerque, reforçando: “Esta é a fase mais complicada, mais difícil, mais arriscada desde o início da pandemia.”

O governante advertiu para o regresso ao arquipélago de estudantes e emigrantes no período do Natal e lembrou que serão submetidos a dupla testagem e a isolamento profilático, destacando, por outro lado, a expectável “subida grande” do número de turistas.

“O Reino Unido vai abrir a partir do dia 03 [de dezembro], pelo que, dentro do contexto, vamos ter um mês muito melhor do que o mês de novembro”, disse, sublinhando: “O mês de novembro foi um mês onde tivemos um condicionamento muito forte, porque o Reino Unido encerrou as fronteiras e a Alemanha teve também grandes restrições à circulação.”

De acordo com os dados mais recentes, o arquipélago da Madeira tem 208 infeções com o vírus da covid-19 ativas, das quais 41 foram importadas e 167 são de transmissão local, havendo também registo de dois óbitos associados ao novo coronavírus.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS