Alegado ataque dos rebeldes Huthis do Iémen danifica navio no Golfo de Aden

Os rebeldes Huthis do Iémen lançaram no domingo um ataque que danificou um navio que viajava no estreito que liga o Golfo de Aden ao mar Vermelho, disse o exército do Reino Unido

Alegado ataque dos rebeldes Huthis do Iémen danifica navio no Golfo de Aden

Um navio com bandeira de Belize relatou ter sofrido danos no Estreito de Bab el-Mandeb após “uma explosão nas proximidades do navio”, referiu a agência britânica de segurança marítima UKMTO.

De acordo com o centro, que está sob a tutela do exército britânico, a tripulação do navio não sofreu ferimentos no incidente, que ocorreu por volta das 20:00 (17:00 em Lisboa), a cerca de 64 quilómetros a sul da cidade de Moka.

A Ambrey, uma empresa de segurança especializada no transporte marítimo, disse que o navio registado no Reino Unido estava a caminho da Bulgária depois de deixar Khorfakkan, nos Emirados Árabes Unidos, parcialmente carregado.

Dados de rastreamento de navios do portal especializado MarineTraffic, analisados pela agência de notícias Associated Press, identificaram o navio alvo como o Rubymar, operado por uma empresa do Líbano.

Os Huthis não reivindicaram até ao momento o ataque, embora um porta-voz militar, Yahya Saree, tenha dito que uma declaração sobre as atividades dos rebeldes deveria ser divulgada esta manhã.

O ataque ao Rubymar acontece depois das Forças Armadas dos EUA terem anunciado no domingo que realizaram novos ataques, no sábado, contra mísseis, um ‘drone’ e um submarino dos Huthi, apoiados pelo Irão.

De acordo com um comunicado divulgado pelo comando militar norte-americano, foram lançados “com sucesso cinco ataques de autodefesa contra três sistemas móveis de mísseis antinavio, um submarino autónomo e um ‘drone’ naval de superfície”.

“Esta é a primeira vez que o Exército deteta o uso de um submarino autónomo pelos Huthis, desde que os ataques começaram, em 23 de outubro”, acrescentou o comando militar dos EUA.

Os Huthis começaram em outubro a atacar navios que consideram ligados a Israel, alegando estar a tentar apoiar os palestinianos na Faixa de Gaza, alvo de uma ofensiva militar israelita em retaliação contra um ataque do movimento islamita Hamas.

Em retaliação, as forças dos EUA, em colaboração com o Reino Unido, iniciaram ataques contra os Huthis, em diferentes regiões do Iémen controlado por este movimento, algo que levou os rebeldes a estenderam as suas ações a navios destes dois países.

VQ (RJP/PCR) // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS