Por que se demitiu António Costa

Às primeiras horas do dia, decorriam buscas da PSP nas instalações do ministério do Ambiente e da Ação Climática. Pouco depois, sabia-se que Galamba era arguido por causa dos negócios do lítio. À hora de almoço, António Costa demitia-se.

Por que se demitiu António Costa

Às 09:58, iniciava-se a cronologia que levou à apresentação de demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro começa com a notícia, de que fonte oficial do ministério de Duarte Cordeiro não conhecia ainda o motivo das buscas no ministério do Ambiente e da Ação Climática. O Público avançava entretanto que a PSP realizava buscas em gabinetes do Governo, por causa dos negócios do lítio.

10:10 – A Polícia de Segurança Pública e o Ministério Público efetuam buscas em vários pontos do país, de acordo com fonte policial, que não especificou o motivo.

10:21 – A assessoria de comunicação do primeiro-ministro confirma a existência de buscas no gabinete de Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, acrescentando que não há comentários por parte de São Bento à ação da justiça.

10:36 – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Belém, em Lisboa, a pedido deste, disse fonte da Presidência da República.

12:07 – O presidente do PSD convoca uma reunião de urgência da direção do partido “perante a gravidade da situação que envolve a base central do Governo” e promete falar “ao país” no final.

12:25 – O primeiro-ministro, António Costa, é alvo de uma investigação autónoma do Ministério Público num inquérito instaurado no Supremo Tribunal de Justiça, revelou hoje a Procuradoria-Geral da República.

12:30 – O ministro das Infraestruturas, João Galamba, é constituído arguido pelo Ministério Público no inquérito relacionado com os negócios do lítio e hidrogénio verde, revelou a Procuradoria-Geral da República.

12:39 – O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, defende que o primeiro-ministro deve “apresentar imediatamente a demissão” e, se António Costa não o fizer, o Presidente da República deve dissolver o parlamento e convocar eleições antecipadas.

13:12 – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe pela segunda vez o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Belém, em Lisboa, confirmou fonte de Belém.

13:24 – O primeiro-ministro, António Costa, sai do Palácio de Belém, em Lisboa, após uma reunião com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que durou cerca de dez minutos.

13:29 – O primeiro-ministro prepara-se para falar ao País, às 14:00, após buscas em São Bento e de o Ministério Público anunciar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.

14:39 – O primeiro-ministro anuncia que apresentou a demissão ao Presidente da República, após o Ministério Público revelar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.

15:01 – O primeiro-ministro manifesta total disponibilidade para colaborar com a justiça “em tudo o que entenda necessário”, mas recusa a prática “de qualquer ato ilícito” ou censurável.

15:02 – O primeiro-ministro anuncia que o Presidente da República aceitou a sua demissão e que não vai recandidatar-se ao cargo se o chefe de Estado convocar eleições legislativas antecipadas.

15:09 – O Presidente da República aceita a demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro e convoca os partidos com assento parlamentar para quarta-feira e o Conselho de Estado para quinta-feira e falará ao país a seguir.

15:18 – O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, defende que “não há outra solução” sem ser a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa.

15:25 – A bolsa de Lisboa seguia com uma queda acentuada de quase 3% no índice PSI, após o primeiro-ministro, António Costa, ter anunciado que apresentou a sua demissão ao Presidente da República.

15:40 – O Livre considera que o País está numa “situação grave e séria”, diz estar preparado para todos os cenários, mas escusa-se a falar em eleições antecipadas por considerar que este é ainda “o tempo do Presidente de República”.

17:46 – A privatização da TAP e a decisão sobre o novo aeroporto, prometidas para o próximo ano, são dois dos grandes dossiês do Governo que ficam em risco de atraso, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa.

17:47 – O secretário-geral do PCP defende que o país precisa de “soluções e não de eleições”, mas considerou que o Governo está “profundamente fragilizado” e que não é possível manter o atual quadro político, manifestando-se preparado para ir a votos.

18:00 – A CGTP anuncia que quer o apuramento dos factos que levaram à demissão do primeiro-ministro, António Costa, alertando para o “agravamento das condições de vida” e apelando aos trabalhadores para que intensifiquem a luta, disse a secretária-geral, Isabel Camarinha.

18:04 – O secretário-geral da UGT, Mário Mourão, considera que é possível cumprir compromisso de aumentar salário mínimo para 820 euros, mesmo em caso de não haver Orçamento do Estado, na sequência da demissão do primeiro-ministro.

18:14 – A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) reconhece, em Coimbra, o trabalho de “estreita e profunda colaboração” do primeiro-ministro demissionário António Costa na valorização do poder local.

18:18 – A Comissão Europeia diz já ter tido conhecimento da demissão do primeiro-ministro, António Costa, decisão que foi entretanto aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas rejeitou comentar por se tratar de uma questão nacional.

18:45 – O presidente do PS afirma que os socialistas estão preparados para uma decisão do chefe de Estado de convocar eleições antecipadas ou optar por uma mudança da liderança do Governo, na sequência da demissão do primeiro-ministro.

18:48 – O ministro da Saúde assegura que as negociações com os sindicatos médicos vão prosseguir, afirmando que ainda não perdeu a esperança de chegar a um acordo, no dia em que o primeiro-ministro anunciou a sua demissão.

19:18 – O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, confirma que já teve conhecimento da demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro, aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, informa a sua assessoria.

19:21 – O secretário-geral do PS, António Costa, que hoje apresentou ao Presidente da República a sua demissão das funções de primeiro-ministro, convoca para quinta-feira uma reunião da Comissão Política Nacional do seu partido.

19:27 – O primeiro-ministro, António Costa, está reunido com os seus ministros desde o fim da tarde, em São Bento, após ter apresentado a sua demissão ao Presidente da República, disse fonte oficial do executivo.

19:33 – A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, defende que o Presidente da República deve convocar eleições legislativas antecipadas, na sequência da demissão do primeiro-ministro, e pediu celeridade à justiça para que as suspeitas sejam esclarecidas.

20:07 – A demissão do primeiro-ministro aceite pelo Presidente da República tem como efeito, nos termos da Constituição, a demissão do Governo, que será oficializada por decreto, que ainda não foi publicado em Diário da República.

20:09 – O presidente do PS manifesta-se confiante de que os socialistas continuarão a contar com António Costa para servir o país e defendeu que não recai sobre o primeiro-ministro qualquer acusação judicial formal, identificada ou concreta.

20:23 – O presidente do PSD defende a realização de eleições antecipadas, dizendo que “o Governo caiu por dentro” e que a degradação do executivo “impõe que não se perca mais tempo e que se devolva a palavra ao povo“.

21:06 – O presidente do PSD acusa o PS de ceder a “esquemas de compadrio político” e, pela terceira vez em 22 anos, trazer “um pântano à democracia portuguesa”, numa reação à demissão do primeiro-ministro.

21:34 – A reunião entre o Ministério da Saúde e os sindicatos médicos, prevista para quarta-feira, é cancelada a pedido do Governo, disse fonte sindical.

Impala Instagram


RELACIONADOS