Quem são os amigos e os inimigos da Rússia aos olhos dos russos

Ao longo da invasão à Ucrânia, as crenças sobre quem é amigo e quem é inimigo da Rússia consolidaram-se entre a população russa. Há no entanto uma surpreendente exceção: a própria Ucrânia.

Quem são os amigos e os inimigos da Rússia aos olhos dos russos

Ao longo da invasão russa à Ucrânia, as crenças sobre quem é amigo e quem é inimigo da Rússia consolidaram-se entre a população. Há porém uma surpreendente exceção: a própria Ucrânia.

Para ler depois
Saiba quantas horas por dia passam os portugueses nas redes sociais

Uma pesquisa recente entre os russos mostra que o país invadido caiu no ranking de segundo maior inimigo da Rússia, em 2021, para quinto maior inimigo, em 2023. Anteriormente, 40% dos russos tinham apontado o país como inimigo e agora apenas 26% o consideram.

O questionário – da organização não-governamental russa Centro Levada – revela que as posições oficiais russas sobre os seus amigos e inimigos são geralmente repetidas pelo povo. Os aliados da Ucrânia são especialmente vistos de forma cada vez mais negativa na Rússia. Os mais odiados em maio de 2023 eram os Estados Unidos da América, o Reino Unido, a Alemanha e a Polónia.

Atualmente, 72% dos russos consideram os EUA inimigo, mais 8 pontos percentuais do que há dois anos. A aversão aos três últimos países aumentou significativamente mais depressa, entre 21 e 32 pontos percentuais, com o maior aumento a atingir a Alemanha, ex-aliada da Rússia. O quadro oposto surge em relação aos maiores aliados do país. Bielorrússia, China e Índia ganharam entre 18 e 20 pontos percentuais no ranking, em apenas dois anos, enquanto o Cazaquistão – que se manifestou contra a guerra na Ucrânia – perdeu aprovação.

Infographic: Russia's Friends and Foes | Statista

Statista

Impala Instagram


RELACIONADOS