Apanha-bolas do Madrid Open obrigadas a mudar de roupa

Discussão em torno do sexismo leva apanha-bolas do Open de Madrid a deixarem de usar saias e tops curtos. Atletas também se queixam.

Apanha-bolas do Madrid Open obrigadas a mudar de roupa

As apanha-bolas do Madrid Open foram obrigadas a trocar de roupa. O motivo para esta decisão, considerada bastante polémica, está relacionado com uma discussão centrada no sexismo. No court central do evento as raparigas apareciam com saias curtas, tops curtos e meias até aos joelhos. Já nos restantes campos eram utilizadas roupas consideradas mais tradicionais. Só que os olhares mais atentos aperceberam-se de uma mudança na final que decorreu no passado fim de semana. As apanha-bolas apareceram no court central com uns longos calções.

Leia depois
Amanda Anisimova, tenista atacada pelo tamanho dos seios anuncia pausa na carreira

As críticas subiram de tom quando muitos se aperceberam de que existiam diferenças entre as roupas usadas durante os jogos masculinos e jogos femininos. A polémica ganhou uma maior dimensão quando Pilar Calvo, da Associação de Mulheres no Desporto Profissional, criticou a indumentária. “É uma forma feminizada de tratar as meninas em relação aos rapazes que não se vestem assim. No fim das contas, é uma forma de violência sexista tão difundida que as pessoas nem se apercebem”, disse ao jornal espanhol Público.

“É uma forma feminizada de tratar as meninas em relação aos rapazes que não se vestem assim”

As críticas em torno do sexismo cresceram ainda mais quando as tenistas da final de duplas femininas não tiveram a oportunidade de falar para o público presente no recinto. “Não sei em que século vivem os que tomaram este decisão”, lamenta Jessica Pegula. “Foi dececionante”, acrescenta.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS